Como saber se uma empresa tem metas ESG?

Uma das formas de saber se uma empresa está realmente comprometida com as metas estabelecidas para o meio ambiente, social e a governança, é, por exemplo, verificar se a remuneração dos executivos é atrelada a metas de longo prazo. Mais ainda, se tais metas de longo prazo são integradas aos tópicos materiais mais prioritários, ou seja, os que são definidos pelos diversos stakeholders e ratificados pela alta direção e o conselho da empresa.

Cada vez mais temos empresas de capital aberto mostrando tais compromissos de longo prazo, como se pode ver na matéria do Estadão, muito bem escrita pela jornalista Fernanda Guimarães.

Em um país continental como o Brasil, onde o maior número de empresas é o de pequenas e médias, ou seja, de grande maioria, de capital fechado e familiares, muitas vezes não há a pressão de órgãos reguladores e dos investidores para avançar na agenda ESG de forma acelerada.

Por outro lado, são ambientes muito mais propícios para decisões rápidas e de culturas, muitas vezes já avançadas na questão social. Hoje vemos um grande movimento destas empresas em busca de ações mais sustentáveis, mesmo que ainda sejam pontuais, seja por fazerem parte da cadeia de fornecimento das maiores, seja por pressão dos consumidores, seja por uma consciência ambiental e de propósito da empresa/produto/serviço sendo oferecido.

Fato é que todos estes públicos precisam de conhecimento aprofundado sobre como sistematizar e focar as ações de seus respectivos negócios na direção do desenvolvimento sustentável.

A Bridge3 Gestão Sustentável está preparada para oferecer conhecimento e expertise para ajudar os negócios e os profissionais a estarem aptos para atuar nos pilares do ESG.

Publicado por daniman66

Conselheira de Administração pelo IBGC com formação em engenharia Mecânica Aeronáutica e Mestre em Educação, além de especialista em gestão empresarial, planejamento estratégico e marketing interativo. Sustainability Management pela University of Cambridge. Climate Reality Leader (The Climate Reality Project, fundação do Ex-presidente Al Gore). ESG advocate. GRI Certified Training Center (Bridge3). Nos últimos 20 anos atuou como Vice-Presidente executiva e sócia na Manole Conteúdo. Diretora da Associação Brasileira de Direitos Reprográficos (ABDR), Membro do conselho curador da Fundação Sociedade Brasileira de Pediatria (FSBP), Membro dos comitês: Empresas Familiares do IBGC, Meio Ambiente e Energia e de Propriedade Intelectual do ICC (Bridge3). Membro do WCD, Membro do GRI, Membro do IBGC, Membro do ICC (Bridge3).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: