A educação para a sustentabilidade e o “falso summit”

Wikimidea Commons 2020

O evento do “falso summit” é uma metáfora para os desafios da vida. Você acha que atingiu um cume, mas quando vê está em outro e o caminho ainda é árduo. Para mim que pratico ciclismo de endurance, posso dizer que vivenciei o sentimento muitas vezes, ao subir as montanhas.

Os cientistas utilizam esta expressão também, como Stephen Mulkey, em seu recente artigo “The false summit of climate change progress”:

https://envcentury.medium.com/the-false-summit-of-climate-change-progress-4d9616283106

Apesar do muito que se tem feito, de todo o progresso mundial no investimento em energias renováveis, redução da emissão de carbono, economia circular e tantas outras iniciativas, todas elas somadas, ainda representam um cume muito tímido em relação ao que precisa ser escalado e que foi determinado para manter o limite de aquecimento da temperatura, estabelecido no acordo de Paris, em 1,5oC.

Tenho refletido bastante sobre a necessidade de conhecimento das novas gerações, além, obviamente, de todos os profissionais que aí já estão, para atuarem conscientes da crise climática e das questões socioambientais e, porque não, da governança para que tudo isto aconteça. Resumindo, o ASG (ambiente, social e governança). Sim, o ano de 2020 inundou as telas das casas das pessoas com lives a respeito, mas quantas de verdade foram a fundo? Trouxeram conceitos aplicáveis, cases reais com a complexidade necessária para gerar insights e motivar para a ação?

Pensando nisto, que concentrarei a pesquisa do doutorado que estou embarcando na educação para a sustentabilidade. Este trabalho visa estudar a fundo como incorporar nos currículos de graduação, as atuais ferramentas e conceitos para aplicação do ASG.

Além disso, continuar estimulando as parcerias da Bridge3 Gestão Sustentável, com os cursos certificados pelo Global Reporting initiative – GRI, com o SASB, o Instituto Siades e outras, de forma a levar aos profissionais e às empresas a base de conhecimento necessária para que as transformações aconteçam!

Publicado por daniman66

Conselheira de Administração pelo IBGC com formação em engenharia Mecânica Aeronáutica e Mestre em Educação, além de especialista em gestão empresarial, planejamento estratégico e marketing interativo. Sustainability Management pela University of Cambridge. Climate Reality Leader (The Climate Reality Project, fundação do Ex-presidente Al Gore). ESG advocate. GRI Certified Training Center (Bridge3). Nos últimos 20 anos atuou como Vice-Presidente executiva e sócia na Manole Conteúdo. Diretora da Associação Brasileira de Direitos Reprográficos (ABDR), Membro do conselho curador da Fundação Sociedade Brasileira de Pediatria (FSBP), Membro dos comitês: Empresas Familiares do IBGC, Meio Ambiente e Energia e de Propriedade Intelectual do ICC (Bridge3). Membro do WCD, Membro do GRI, Membro do IBGC, Membro do ICC (Bridge3).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: