O livro como objeto – o luxo e o desejo

Quem é estudante está habituado a pesquisar na internet, a acessar os
PDFs de livros supostamente esgotados. Muitos passam pelos cursos de graduação e pós sem adquirir sequer um livro. Há vários argumentos a favor da “xeronet”. Há o preço dos livros como o principal deles. Entretanto, este argumento não corresponde aos fatos na maioria das vezes. Faça o teste. A próxima vez que precisar de um livro “esgotado” cuja matriz está disponível no xerox da escola ou em pdf na rede procure nos sebos virtuais e com certeza encontrará por um preço menor que a soma da cópia de todas as páginas. Ao adquirir você ainda terá em mãos um livro, um objeto eterno, que tendo sido de outra pessoa pode vir com marcações que conferem um ar misterioso à obra.
É isto que o livro representa: um objeto de desejo.
Cabe ao consumidor decidir, mas por mais que os conteúdos estejam livres para cópia e acesso, de forma legal ou não, sempre haverá os que desejam ter o objeto, tocar, manusear, deixar suas marcas, carregar por aí, mostrar, presentear, guardar.
Além disto, cada vez mais as criações de projetos e capas criam objetos ainda mais desejados, um luxo, pois é cultura, é o prazer da leitura, é a viagem por outras mentes.
Posso ser suspeita para falar do assunto, mas antes de ser editora sou amante dos livros!

Publicado por daniman66

Conselheira de Administração pelo IBGC com formação em engenharia Mecânica Aeronáutica e Mestre em Educação, além de especialista em gestão empresarial, planejamento estratégico e marketing interativo. Sustainability Management pela University of Cambridge. Climate Reality Leader (The Climate Reality Project, fundação do Ex-presidente Al Gore). ESG advocate. GRI Certified Training Center (Bridge3). Nos últimos 20 anos atuou como Vice-Presidente executiva e sócia na Manole Conteúdo. Diretora da Associação Brasileira de Direitos Reprográficos (ABDR), Membro do conselho curador da Fundação Sociedade Brasileira de Pediatria (FSBP), Membro dos comitês: Empresas Familiares do IBGC, Meio Ambiente e Energia e de Propriedade Intelectual do ICC (Bridge3). Membro do WCD, Membro do GRI, Membro do IBGC, Membro do ICC (Bridge3).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: