Religião para ateus por Alain de Botton

Ontem tive o privilégio de participar da palestra de Alain de Botton, realizada pelo Fronteiras do Pensamento na Sala São Paulo. Fui a convite de Jorge Forbes ao qual sou muito grata. Já admirava Alain desde que havia lido no ano 2000 “Consolations of philosophy”. De lá para cá e antes disto ele teve vários livros publicados e é muito lido. Ele consegue em seus textos extrair dos pensamentos dos filósofos de forma muito clara ensinamentos e mensagens inspiradoras. A palestra de ontem foi uma degustação de seu mais novo livro. O que ele transmite são ensinamentos das religiões, qualquer uma delas e todas elas, que podem ser extrapolados para o dia a dia de qualquer um. Por exemplo, como podemos nos inspirar na religião quando falamos de educação. Na maioria das religiões os ensinamentos são exaustivamente repetidos, pois parte-se do princípio que as pessoas esquecem. Ele explicou porque as redes sociais, como o Facebook, não funcionam para a realidade do dia a dia. Em tais redes nos conectamos apenas com os círculos das pessoas com quem temos afinidades, ao passo que as religiões ensinam a convivência entre os diferentes, os que não tem nada em comum e até causam certa repulsa. Outra área que é muito utilizada pelas religiões é a arte, que para as religiões não são simples objetos de admiração, mas transmitem os ensinamentos e os acontecimentos que marcaram a história de cada uma delas. Outro aspecto das religiões é que consideram corpo e mente como um único ser, diferente de como agimos no dia a dia, ora dedicando-se a atividades para a mente e ora para o corpo, às vezes abandonando um em função do outro. Na religião há os rituais que nos fazem lembrar que é tudo interligado, como o ritual de contemplação da lua no zenbudismo ou os banhos no judaísmo. No início da palestra ele mostrou como têm diminuído ao longo do tempo a frequência das pessoas às atividades promovidas pelas diversas religiões. Cada vez estamos mais ateus e mais individualistas. O remédio? Um pouco dos ensinamentos das religiões em doses diárias!

Publicado por daniman66

Conselheira de Administração pelo IBGC com formação em engenharia Mecânica Aeronáutica e Mestre em Educação, além de especialista em gestão empresarial, planejamento estratégico e marketing interativo. Sustainability Management pela University of Cambridge. Climate Reality Leader (The Climate Reality Project, fundação do Ex-presidente Al Gore). ESG advocate. GRI Certified Training Center (Bridge3). Nos últimos 20 anos atuou como Vice-Presidente executiva e sócia na Manole Conteúdo. Diretora da Associação Brasileira de Direitos Reprográficos (ABDR), Membro do conselho curador da Fundação Sociedade Brasileira de Pediatria (FSBP), Membro dos comitês: Empresas Familiares do IBGC, Meio Ambiente e Energia e de Propriedade Intelectual do ICC (Bridge3). Membro do WCD, Membro do GRI, Membro do IBGC, Membro do ICC (Bridge3).

Um comentário em “Religião para ateus por Alain de Botton

  1. Excelente! Creio que o caminho para a evolução de todos necessariamente passa pela disciplina da religião. A prática daquela religião a que nos afinamos contribui para a compreensão, o aprendizado e a serenidades necessários à boa convivência. Luísa Lima

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: