Realidade e ficção – debate promovido na Flip, a Festa literária de Paraty 2009

Conheci o texto de Arnaldo Bloch lendo há alguns meses “Os irmãos Karamabloch” onde ele conta a saga do império construído pela família Bloch de emigrantes ucranianos. Achei genial o texto dele. Esta leitura vale a pena, é inspiradora e original. A forma com que ele constrói os fatos e relatos passando por todos os personagens da grande família que faz parte é impressionante.

Apesar de não ter ido à Paraty soube do debate que ele participou e vale a pena conferir a opinião dele sobre a realidade e a verdade construídas nas biografias. Disse Arnaldo:

“Achar que a apuração minuciosa da realidade vai garantir maior ou menor grau de fidelidade é um erro, é desconhecer a subjetividade e as diferentes visões de uma mesma cena. Dar voz ao universo de valores, sentimento e à pesquisa me deixou muito mais próximo da verdade do que qualquer redução purista sobre o tema”.

Publicado por daniman66

Conselheira de Administração pelo IBGC com formação em engenharia Mecânica Aeronáutica e Mestre em Educação, além de especialista em gestão empresarial, planejamento estratégico e marketing interativo. Sustainability Management pela University of Cambridge. Climate Reality Leader (The Climate Reality Project, fundação do Ex-presidente Al Gore). ESG advocate. GRI Certified Training Center (Bridge3). Nos últimos 20 anos atuou como Vice-Presidente executiva e sócia na Manole Conteúdo. Diretora da Associação Brasileira de Direitos Reprográficos (ABDR), Membro do conselho curador da Fundação Sociedade Brasileira de Pediatria (FSBP), Membro dos comitês: Empresas Familiares do IBGC, Meio Ambiente e Energia e de Propriedade Intelectual do ICC (Bridge3). Membro do WCD, Membro do GRI, Membro do IBGC, Membro do ICC (Bridge3).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: